COMUNIDADE DO WHATSAPP

GRUPO DO TELEGRAN

FANPAGE

H 8

UNITV

H 7

BRATV

UNITV S1

H STICK

H CAST

IPTV 1

IPTV 2

IPTV 3

IPTV 4

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL:

EQUIPE / AZDIGITALTV.COM

Conceitos básicos para apontar uma Antena !

07:39:00 | ,


Elevação – Para quem usa o DishPointer:

Nunca esquecer que o valor da elevação fornecida pelo DishPointer é fiel para um apontamento com antenas Focal Point, que recebe os sinais num sentido perpendicular a sua “face”.
No caso das antenas “OffSet” (ovaladas), os graus de inclinação devem
ser diminuídos em torno de 20 a 26 graus, uma vez que os sinais são recebidos de forma oblíqua em relação a face da parábola, ou seja, o feixe de sinais atingem o prato num ângulo que não encontra o LNBF na frente fazendo sombra.
Para aqueles que quiserem confirmar, basta abrir o DishPointer e deixar a seta do mouse sobre a palavra “Elevation” que está abaixo do título “Dish Setup Data”. Abrirá uma janela explicativa.
Azimute (deslocamento lateral) – Prumo do suporte da antena:
É muito importante que, ao se iniciar a instalação de uma antena, o cuidado para que o segmento da haste curva que vai suportar o prato fique perfeitamente na vertical, qualquer que seja o ponto de vista. Isso vai permitir que, uma vez ajustada a elevação, se gire o prato em busca do azimute, sem que este giro corresponda a uma alteração na elevação. A título ilustrativo e a “grosso” modo, se tivermos o suporte do prato inclinado, o giro descreveria uma trajetória na “mira” que poderia variar terra-céu-terra (eu disse “grosso” modo, lembram? rsrs)
Claro que a não observância dessas premissas não vão impedir que se localize o satélite por diversos outros métodos. Mas a observância, com certeza, vai atrasar muito o aparecimento de cabelos brancos. Já imaginaram a cada deslocamento lateral ter que reajustar a elevação?….
CONFIGURAÇÂO DO RECEPTOR PARA RECEBER O SINAL DO SATÉLITE MãeZOna:
A Vamos inserir uma TP ativa (em funcionamento): Menu > Instalação > Editar TP/Satélite > OK > Modificar Satélite > OK >Adicionar TP > OK > Digite a Frequência (TP) 11055 > OK > Digite o Simbol Rate (SR) 288888 > OK > Coloque a Polarização em Horizontal > Fec em Auto > Back > Exit.
B – Depois de inserida a TP, configure o receptor da seguinte maneira:
Menu > Instalação > ajuste de Antena
Satélite > MãeZOna
Frequência do LNB > Universal
22 KHZ > Auto
Comutador 0/12V > 0V
Alimentação LNB > Ligado
Frequência TP > 11055 (Selecione a TP que inserimos)
Opções do Motor > Desligado
Modo de Busca > NIT.
C – Pronto seu receptor está Configurado para receber o sinal do Satélite MãeZOna.
APONTAMENTO DA ANTENA:
A – Instale (conecte a Tv no receptor e na Antena e ligue-os próximo a Antena) Vai servir de monitoramento para seu progresso.
B – Com a Antena Fixa e o Pé aprumado aponte a antena para o Norte ( Dá para tirar base nas Antenas Parabólicas comum, aquelas teladas, posicione a Antena um pouco a Direita destas). coloque o LNBF as
6:30 horas aproximadamente, conforme foto abaixo.
C – Ligue o Receptor e a TV, clique em Menu > Instalação > confira se está correto o satélite MãeZOna
selecionado e a TP que Inserimos (11055), senão selecione.
D – Usando de base a imagem (Menu > Ajuste de Antena > OK), verifique as barras de progresso acima
(qualidade e Força), provavelmente elas ainda estão em vermelho.
E – Bem lentamente, é bem sensível, mova a antena da direita para a esquerda e da esquerda para a
direita (Azimute), como se estivesse pintando um grande retângulo no céu, e a cada pincelada abaixe um pouquinho (elevação), Fique de olho nas barras de progresso que o receptor gera e quando ficar elas verde, é sinal que encontrou alguma coisa, faça um ajuste fino na antena e no LNBF (girando o LNBF, no sentido horário e antihorário) até conseguir o máximo de ganho nas barras. Aperte todos os parafusos.
F – Agora vá em Menu > Instalação > Ajuste de Antena > Lá em baixo Modo de Busca > Nit > OK.(será feita a busca de canais e TPS). Se não entrar todos os canais faça uma busca cega.
G – Coloque no Canal Discovery Kids, se nâo estiver florindo e estiver codificado, deixe ligado nele de 5 a 10 minutos para florir.
H – Se não estiver entrando todos os canais satisfatoriamente, clique em sinal, usando um canal fraco de base e faça um ajuste fino na antena e LNBF para maior ganho.
O seu Receptor e sua Antena estão prontos para o uso.
Você tbm pode usar a tp 11175H 28888´para apontar sua antena…
Veja a posição do LNBF.
DICAS PARA FAZER UMA BOA SINTONIA FINA…
Pressupondo, é claro, que o cabo seja de boa qualidade (desejável RG6), e as conexões estejam boas e confiáveis:
1-Leve para o telhado, ou seja lá onde for que a antena esteja, o seu deco (com o controle remoto), uma TVzinha, um pedaço adequado de cabo coaxial com conectores nas pontas, ferramentas próprias, fita isolante e um lápis;
2-Certifique-se de que a haste que suporta a sua parábola, esteja na vertical.
3-Faça com que a braçadeira que suporta o LNBf fique só com “meio aperto”, para facilitar a regulagem;
4-Conecte, antes de ligar qualquer coisa, o LNBf ao deco e ele à TVzinha. Use aquele pedaço de cabo lá do ítem 1. Ligue tudo e sintonize, desses canais que você pega “meio ruim”, aquele que pega pior e abra a opção “Info”, que é para aparecer as barras de progresso do seu sinal;
5-Ajuste da elevação e do azimute: Sem afrouxar nenhum parafuso, ainda, e imaginando que a parábola seja um relógio, posicione uma mão no 6 e outra no 12 e “force” (no sentido brando da palavra…) para cima, para baixo, sempre de olho na barra de progresso que está lá na telinha. A mesma coisa com as mãos no 3 e no 9, para a esquerda e para a direita… Isto certamente vai te dar uma pista do que deve ser “mexido” primeiro, se a elevação ou o azimute (deslocamento lateral), ou só um deles. Então voce afrouxa só aqueles parafusos afins, e faz a correção. Repita o procedimento após o reaperto, para ter certeza de que não há mais nada a fazer nesse aspecto.
6-Ajuste da Polaridade: Com deslocamento milimétrico e de olho na TV, gire o LNBf (lembra que ele não está apertado?) num sentido e noutro, até definir o melhor ponto. Marque com o lápis a braçadeira e o LNB para não perder essa posição. Não aperte o LNB ainda…
7-Ajuste do Foco: O LNB tem um “pescoço” que não é lá muito grande, mas suficiente o bastante para fazer o ajuste do ponto ideal de “foco” – o ponto mais aproximado possível, para não dizer exato – que é para onde convergem todos os sinais refletidos pela parábola. Ora, com a frequecia que estamos lidando, este ponto pode ser – pentelhésimamente – mais para a frente ou para trás. Desloque, então, o LNB como se fosse uma objetiva “Zoom”, e fique de olho na barra de progresso que está lá na TV…
8-Achou o ponto ideal? Então confira a marca a lápis feita anteriormente (item 6), e aperte os parafusos da braçadeira.
9-O sinal ficou bom, como é a média da sua região? OK, desligue tudo, desconecte tudo e reconecte o cabo “oficial” ao LNBf e, para evitar infiltrações, passe fita isolante sobre a conexão, tão rente ao LNBf quanto possível, vindo até sobre o cabo ( a fita é barata rsrsrs). Pronto.
10-O sinal não ficou bom? Muito longe daquilo que você imaginava? Então… passe um pouco de protetor solar e comece tudo novamente. É mais ou menos assim. Às vezes funciona na primeira tentativa, outras vezes é na 2ª ou terceira.
LISTA DE SITES ÚTEIS:
Apontamento: h*t*t*p*:*/*/*w*w*w.d*i*s*h*p*o*i*n*t*e*r*.*c*o*m*
**********************************************************************************************************************
Nunca esquecer que o valor da elevação fornecida pelo DishPointer é fiel para um apontamento com antenas Focal Point, que recebe os sinais num sentido perpendicular a sua “face”.
No caso das antenas “OffSet” (ovaladas), os graus de inclinação devem
ser diminuídos em torno de 20 a 26 graus, uma vez que os sinais são recebidos de forma oblíqua em relação a face da parábola, ou seja, o feixe de sinais atingem o prato num ângulo que não encontra o LNF na frente fazendo sombra.
Por isso que se deve basear na marcação de inclinação da própria antena.
Uma coisa interessante quanto às offset, é que até certo ponto, a face dela pode dar diretamente para um morro, e ainda assim pegar o sinal perfeitamente, isso por causa da forma com que ela recebe o sinal.
Vejo muita gente com medo por causa do telst@r do ch0ps, onde a antena fica muito pouco inclinada e pode ficar com morro ou prédios na frente dela.
KIT do Pescador
Esse KIT é montado pelo próprio interessado, com materiais de fácil obtenção, e baixo custo.
Ele tem esse nome, pórque a maior parte de seus itens pode ser adquirido em Casas de Caça e Pesca.
Os itens são:
Clinometro do Pescador: Um transferidor escolar, que pode ser adquirido em papelarias, ou em Casas de Caça e Pesca, já que é usado para medir ângulos e distâncias em mapas. Nós usamos um de 180 graus, fabricado pela Plásticos Bandeirante, que também fornece réguas, e tem a Referência 1021.
Para montar o clinômetro do pescador, fazemos um pequeno furo no centro do transferidor, suficiente para passar uma linha de pesca, cordonê ou linha de bordar, de uns 20 cm. Essa linha deve atravessar o furo, e ser presa com um nó, para que não escape.
No outro lado da linha, coloque uma chumbada de pesca, suficiente para manter a linha esticada, conforme as figuras ao lado e abaixo (Detalhe)
Uma bússola, que também pode ser encontrada em Papelarias ou Casas de Caça e Pesca.
Veja abaixo como utilizar o Clinometro do Pescador:
Quem for apontar antena do smart, convém lembrar o tamanho necessário da antena, dependendo do local de instalação.

POSIÇÃO DA ANTENA
Outra ferramenta exelente, é um programinha chamado satTRACK, alem dele fornecer todos os dados de apontamento de antenas de acordo com sua cidade, tambem voce pode imprimir uma faixa de graduação de azimute e colar na antena. Eu baixei nesse site: http://www.colvero.com/tvdig/downloads/index.htm
baixe o satelite.zip
CALCULO PARA TRANSFORMAR GRAUS LNBF EM HORAS
O primeiro passo prá achar o sat, é deixar o lnbf já na posição dele, conforme indicar o dishpointer.
Tem uma continha ai, muito simples prá tranformar graus do lnbf em hóras, olhando a antena de frente, e tomando como ponteiro o conector e o cabo coaxial.
Exemplo o tel12 15w, aqui deu 52,0 então péga os 52X2=104 minutos, que é igual à 1:44hrs e tira de 6:00hrs=(4:16hrs posição lnbf) (tirar qdo não é negativo).

$tarOne C2, aqui deu (-43,6)X2=87,20 minutos, que é igual 1:27hrs e soma com 6:00hrs=(7:27hrs posição do lnbf)(somar quando dá negativo).

Sempre que o dishpointer, móstrar graus do lnbf negativo, o cabo tem que ficar do lado esquerdo, e quando não marcar nada, o cabo tem que ficar do lado direito. E é isso ai.
Abraços
ALGUMAS DICAS PRÁ ACHAR O T3L$TAR12 – 15w
Instale sua antena, em algum lugar de frente prô sat, deixando ela de forma, que dê pra voce regular a inclinação da haste que prende à parabola, porque tem muitas antenas ai, que não consegue uma inclinação tão baixa pra este sat. Eu usei um deco da fillipis da céu, alem dos bips, ele é mais sensivel, que os azbox, usei este e depois afinei com o azbox a tp abaixo. A posição do lnbf é muito importante, deixe o lnbf na posição 4hs, olhando antena de frente usando o cabo como ponteiro. O azimute, aponte na direção onde nasce sol, por traz dela gire 01 centimetro, à sua esquerda. A elevação deixe ela apontada prô horizonte, e depois vai elevando ao pouquinhos, nas antenas de 60cm com a graduação que vai de 10 a 100 graus, deixe em 35 graus, sempre com o deco e tv no telhado, e de olho nela. Use esta tp 11983 H 11429, insira éla manualmente.

- Adicionando TP, vá em menu/install action/editar TP/Ok/modificar sat/Ok/ selecione o satelite t3l$tar 12-15w/OK/adicionar TP/Ok/digite com o controle a frequencia-11983/Ok/digite o Simbol Rate(SR)11429 /Ok/polarização – horizontal/Fec-auto/Back/Back/exit.

- Selecionando tp prá apontamento, vá em menu/install action/ajuste de antenas/selecione o sat t3l$tar 12-15w/abaixo frequencia, posicione com o controle nela/controle, seta a esquerda vai aparecer ela – 11983H, deixe nela. E vá visualizando as barrinhas de sinal e qualidade, enquanto mexe na antena. Conseguindo 50, ou + de qualidade será melhor pra evitar futuras travadinhas constantes. Boa sorte.
1- consulte o DishPointer para o local onde está a antena, para conseguir a torção do lnbf
2- por exemplo, digitando “Brasília” e escolhendo t3lst@r12, resulta LNB Skew [?]: 62.5°
3- transforme graus em horas: (180° – 62.5°) ÷ 30 = 3,9117 (substitua o valor 62,5 pelo que encontrou no DishPointer — o resultado dessa conta está em horas decimais)
4- transforme em horas e minutos: 0,9117 x 60 = 54,7min = ~55min
5- resultado final, 3h 55min
6- ajuste o relógio de parede (sem a pilha) para 3h 55min (nesse exemplo) e coloque-o sobre uma mesa
7- monte o lnbf no suporte e coloque esse conjunto sobre o relógio, tal que o eixo central do suporte aponte na direção 6h e ajuste o lnbf para a direção do ponteiro das horas
8- aperte os parafusos e monte o conjunto na antena. Se você já ajustou o azimute, agora só falta a elevação.

0 comentários:

Postar um comentário